A segunda geração do Kia Niro está oficialmente em solo brasileiro. O SUV médio é o terceiro modelo eletrificado da marca, mas o primeiro híbrido completo (HEV), já que o Stonic e o Sportage são equipados com conjuntos híbridos leves de 48V. Por aqui, o novo Niro tem preço inicial de R$ 204.990. Ou seja, chega no calcanhar do Toyota Corolla Cross, o híbrido (flex) mais vendido do País, que parte de R$ 200.290. Ao todo, são duas versões de acabamento, a EX e a SX Prestige. Esta última custa R$ 239.990.

Sob o capô, o Niro HEV traz o motor 1.6 a gasolina ligado a um motor elétrico. Juntos, entregam uma potência combinada de 141 cv e 27 mkgf de torque. Com esse conjunto, a montadora sul-coreana anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 800 km em ciclo misto. No entanto, um dos grandes destaques é o consumo. De acordo com o Inmetro, o Niro consegue fazer uma médias de 17,7 km/l na estrada e de 19,8 km/l na cidade.

Kia Niro HEV
A coluna C do Kia Niro tem formato de bumerang, assim como as lanternas - Divulgação/Kia

Um ponto curioso é a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Segundo a Kia, houve a remoção da marcha de ré dessa caixa. Ou seja, o movimento reverso ficou por responsabilidade do motor elétrico, que faz essa rotação de forma invertida. O motivo é que, sem a marcha à ré, houve redução de peso de 2,3 kg.

Dupla funcionalidade das aletas

No Kia Niro HEV, há um seletor de modo de condução com duas opções: Eco e Sport. E, logo atrás do volante multifuncional, temos as chamadas "borboletas". Porém, nesse carro, elas possuem uma dupla função. No modo Sport, o SUV fica mais solto e o modo de direção mais esportivo. Nele, as aletas servem como simulação de troca de marcha. No entanto, no modo Eco, assumem a função de personalizar a regeneração de energia da bateria. São três níveis reguladores e capacidade máxima, onde o carro vai freando de maneira automática. Esse recurso pode ser utilizado, por exemplo, em descidas.

Divulgação/Kia

Jornal do Carro acelerou o Niro HEV em pista fechada no interior paulista. Conhecemos a versão topo de linha SX Prestige. Claro que as boas condições da pista favorecem alguns pontos. Mas, nesse primeiro contato, o SUV se mostrou bem confortável na condução e tem boa estabilidade em velocidades mais altas. O mesmo acontece nas curvas. A suspensão dianteira é independente McPherson, enquanto a traseira é por braços múltiplos (Multilink).

Design único

A segunda geração do Kia Niro é pura ousadia no visual, o que pode não agradar a todos. Feito sobre o conceito Habaniro, de 2019, o crossover mantém o estilo "nariz de tigre" na dianteira e conta com um friso cromado que cruza a frente de ponta a ponta. Além disso, destaque para os faróis em LEDs, que estão com uma assinatura visual mais moderna. Já o para-choques conta ainda com acabamento em preto brilhante.

No geral, há um desenho futurista, sobretudo, nas colunas traseiras em formato de bumerangue que trazem as lanternas nas laterais. As rodas são diamantadas de aro 18. Ao todo, são 17 combinações de cores, sendo que as metálicas e perolizadas adicionam R$ 2,8 mil ao valor da tabela. Na versão de topo, a coluna C pode ser colorida, com 4 opções de cor.

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